Representantes de Juína participam da "Marcha das Margaridas"

por deneripr — publicado 19/08/2015 12h25, última modificação 19/08/2015 12h25
Caravana de Juína e região participou do evento realizado em Brasília no ultimo dia 12

5ª Marcha das Margaridas – 2015

A Marcha das Margaridas recebeu este nome em homenagem a destemida trabalhadora rural MARGARIDA ALVES, que foi presidente Sindical. Assassinada no enfrentamento com o poder econômico avassalador, nas lutas travadas pela defesa dos direitos dos pequenos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Movimento liderado por mulheres do campo, da floresta e das águas, surgiu no ano de 2000 e tem como objetivo tornar visível a presença e participação da mulher no mundo do trabalho e seu papel fundamental em defesa da vida.

A Marcha das Margaridas reivindica avanço no combate a pobreza, no enfrentamento à violência contra as mulheres, defesa da soberania alimentar e nutricional e construção de uma sociedade sem preconceitos de gênero, de cor, de credo, de raça e de etnia.

A pauta de reivindicações é discutida e definida na base (sindicatos) e apresentada pela CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, aos Ministros e Presidente da República. Tem como objetivo embasar políticas públicas que venham de encontro às necessidades das mulheres trabalhadoras e sociedade de forma geral.

Este ano a Marcha das Margaridas teve como lema o desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

Milhares de trabalhadoras – “decididas margaridas” de todas as regiões do Brasil mostraram sua força e determinação, comparecendo a 5ª Marcha das Margaridas, em Brasília, no dia 12 de agosto de 2015.

Com esta mobilização foram reforçadas as cobranças aos Governantes, para que tenham asseguradas oportunidades econômicas, políticas e sociais, deixando de ser meras coadjuvantes para ser protagonista e ocupar o lugar que é seu e por tanto tempo lhe foi negado.

Parabenizamos a Direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juína/MT, que organizou e coordenou a caravana das Margaridas de Juína e municípios vizinhos, para representar as tantas mulheres trabalhadores que no anonimato, dão sustento aos seus filhos e constroem a riqueza deste País.

Para nós, Vereadora Nadiley Soares e Ivani Cardoso Dalla Valle, foi uma honra e grande aprendizado compartilhar da luta e experiências dessas mulheres trabalhadoras e determinadas.