Câmara Municipal de Juína sediou Reunião Pública sobre o Centro de Hemodiálise e de Tratamento Renal.
Na manhã desta terça-feira, 20 de Janeiro, a Câmara Municipal de Juína sediou a Reunião Pública sobre o Centro de Hemodiálise e de Tratamento Renal, que teve como objetivo ouvir pacientes e apoiadores da causa que apresentaram não apenas seus relatos, mas também denúncias e cobranças referentes ao meio de transporte disponibilizado pela Prefeitura Municipal e falta de pagamento do abastecimento do veículo.
Também participaram da reunião o Poder Legislativo, representado pelos Vereadores, e o Promotor de Justiça do Ministério Público, Dr. Danillo Vieira. O Prefeito Paulo Veronese não se fez presente devido a sua agenda na capital. A Secretária de Saúde, Marcela Américo, também não pode comparecer pois está de férias. O Poder Executivo não enviou nenhum representante e não se manifestou até o presente momento.
Dentre os tópicos que se destacaram, podemos citar:
-
O produtor rural, Carlos Salgueiro Lourenço, um dos proprietários da Fazenda Amália, anunciou a intenção de doar 1 milhão de reais para a Instituição que ficará responsável pelo Centro de Hemodiálise, o valor deverá ser usado na causa e não deverá passar pela Prefeitura;
-
Pacientes e acompanhantes denunciam a falta de comprometimento da Prefeitura ao não entregarem a Van equipada para o transporte até Tangará da Serra. Eles relataram a suposta Emenda Parlamentar, de 150 mil reais, que foi destinada à conta do município especificamente para a compra do veículo apropriado. No momento, o transporte é realizado com uma van escolar, em estado precário, sem as adaptações necessárias para os pacientes que sofrem com os efeitos colaterais da hemodiálise, não há pagamento fixo e adiantado do abastecimento e o valor destinado à alimentação é insuficiente;
-
O Promotor de Justiça, Dr. Danillo Vieira, informou que o último TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com a Prefeitura estipulou o prazo de Setembro de 2026 para início das atividades do centro no município. Também explicou as exigências necessárias para a aprovação da construção e quais foram os prazos estipulados.
A Câmara Municipal de Juína reforça o seu compromisso com a saúde da população de Juína. Novas reuniões serão organizadas para definir os próximos passos e acelerar a melhoria do atendimento das necessidades dos pacientes e seus acompanhantes.