Cidadania e Participação

por deneripr — publicado 19/10/2015 10h10, última modificação 28/03/2016 16h29
Saiba mais da importância da participação da Sociedade na gestão pública.

Baixe a apresentação de slides desse conteúdo: Download

A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é  definida como um dos princípios básicos da vida, onde o cidadão deve exercer seu papel na construção da democracia social.

Ser cidadão é ter consciência dos seus  direitos e deveres numa sociedade  democrática. É atuar com ativamente para  construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ser  cidadão  é estar sempre alerta e bem informado.

É ser crítico, criativo,capaz de avaliar suas condições sociais, econômicas, dimensionar sua participação histórica, reconstruir suas práticas participar decisivamente da sociedade e da economia. 

É fundamental a participação da população no processo de construção, elaboração e definição de ações que venham lhe garantir uma melhor qualidade de vida.

Como exemplo temos a construção do Plano Plurianual Participativo (PPA-P). Instrumento de planejamento onde o Executivo Municipal abre espaço para participação popular e  se compromete, num período de 4 anos, a implementar, de forma regionalizada, um plano de investimentos prioritários voltados às necessidades reais da população.

Participação popular não significa apenas ouvir as demandas da sociedade, mas permitir a transparência da gestão pública, e, principalmente, consentindo que a população tenha voz ativa e acompanhe as políticas do município.

Portanto,  a  participação nos Conselhos Municipais e Associações  de Moradores e outras são poderosos instrumentos de participação popular e exercício do controle social.

Não desperdice oportunidades de participação na vida pública de seu Município, Estado e  País.  Você é muito importante para mudanças que precisarmos. Acompanhe as ações dos Gestores  para melhor aplicação dos recursos públicos. 

Cumprindo com suas obrigações e exigindo seus direitos de Cidadão poderá contribuir  para construção de uma Nação forte e capaz de prover qualidade de vida a toda população.

registrado em: