Plenário da Câmara de vereadores fica lotado para audiência pública sobre suicídio em Juína

por deneripr — publicado 12/04/2018 09h45, última modificação 12/04/2018 09h43

Plenário Lotado em audiência

Fonte: Juína News

Foi realizada na noite desta terça-feira (10/04) na câmara municipal de vereadores de Juína uma audiência pública para debater o tema “SUICÍDIO: com o slogan “Saber, agir e prevenir”. O plenário ficou completamente lotado com a presença maciça da população.

Participaram da audiência, alunos das escolas, faculdades, membros das igrejas católica e evangélicas, padres, pastores, vereadores e outras autoridades locais.

O assunto foi debatido por profissionais da saúde do município.

O médico Rodrigo B. Prata, pós graduado em psiquiatria, disse que a idéia da discussão sobre o assunto em audiência com a população foi de ajudar as pessoas que sofrem com este mal e prevenir que outros suicídios não aconteçam no município de Juína.

“A nossa idéia é ajudar as pessoas que estão passando por essa situação e prevenir eventos tristes como os que ocorreram recentemente no município. Queremos com isso, fazer com que Juína possa discutir esse assunto, que por muito tempo tem sido um tabu na nossa sociedade “- disse.

Ao falar sobre o assunto, previne o suicídio e cria uma porta para que a sociedade e indivíduos que estão em sofrimento mental, possam entrar para receber um tratamento e um cuidado adequado, acrescenta o médico.

Para o prefeito Altir Peruzzo, o momento foi de reflexão sobre como as pessoas podem ajudar nessas situações, procurando agir da melhor maneira. - “Temos que aproveitar este momento para fazer uma reflexão, não do fato em si especificamente, mas basicamente o que leva a isto.

Para Leda Vilaça, secretária de saúde, o tema abordado é um problema atual e que é preciso ficar atentos, aprendendo a agir e se prevenir. - “Este é um problema atual, que não é só nosso e que todos nós precisamos estar atentos a tudo isso. Estou muito satisfeita em ver muitos jovens que vieram na audiência, pois queríamos falar, sobretudo com eles.” – ressaltou.

O evento teve a iniciativa da Prefeitura de Juína com o apoio da secretaria de saúde, vigilância em saúde, secretaria de assistência social e a câmara de vereadores.

O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante o ano todo.