Câmara de Juína elege Conselho de Ética

por deneripr — publicado 22/08/2017 13h45, última modificação 24/08/2017 12h27
Primeira composição do Conselho de ética da casa foi eleita nesta segunda
Câmara de Juína elege Conselho de Ética

Conselho de Ética formado

A Câmara Municipal de Juína elegeu na noite desta segunda-feira (21/08) os membros integrantes da Comissão de Ética da casa, sendo a primeira composição da recém criada comissão, instituída através da Resolução n° 003/2016 no dia 08 de Novembro de 2016, que criou o Código de Ética  e Decoro Parlamentar no âmbito da Câmara Municipal de Juína, além da Corregedoria Legislativa. 

O Conselho de Ética tem a função de zelar pelo cumprimento do Código de Ética, atuando no sentido de preservar a dignidade do mandado Parlamentar na Câmara Municipal de Juína, e, em caso de ocorrência de atos que contrariem os preceitos estabelecidos no mesmo, tem a função de criar procedimento disciplinar para julgar o parlamentar o responsável, procedendo todos os atos necessários para sua instrução e tendo as mesmas prerrogativas de Comissão Processante. Além disso tem a função de criar e manter o Sistema de Acompanhamento e Informações do Mandato Parlamentar, e responder as consultas da mesa, comissões ou vereadores sobre matérias relacionadas a sua atuação.

Ao todo,foram eleitos oito membros, sendo cinco integrantes titulares além dos três suplentes, membros esses que terão extraordinariamente um mandato reduzido, já que a eleição segundo a resolução que criou a comissão será realizada todos os anos especificamente na segunda sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal, sendo possível porém a reeleição.

Na votação em que cada vereador pôde votar em cinco colegas, o vereador Saulo Evangelista votou em nulo nas cinco opções, na sua justificativa ele argumentou que todos os vereadores mereciam o voto, e para não ser injusto com ninguém decidiu anular seus votos. Os membros Efetivos do Conselho eleitos foram: Carlito (10), Locatelli (8), Ivo (8), Valdemar (6) e Tonhão do Rancho (6) e os três suplentes eleitos para eventual substituição dos membros efetivos: Tuna (5), Geraldo (5) e Neguinho da Quatro (4).

Os membros eleitos deverão se reunir nos próximos dias para realizar a sua eleição, onde definirá o presidente e vice-presidente além de criar regulamento específico para o pleno funcionamento do Conselho.